Como organizar uma road trip!!!!

Dicas e sugestões para uma viagem divertida e segura

No final de julho, aproveitamos a desculpa de um casamento de amigos em Curitiba para conhecer algumas cidades da região sul do país, e organizamos uma road trip por Balneário Camboriú, Pomerode, Blumenau e Curitiba, nossa última parada antes de voltarmos para casa.

Poderíamos ter feito o mesmo trajeto de avião, mas queríamos ter essa experiência de carro com nossa filha. Além disso, teríamos que usar dois aviões e precisaríamos de um carro de qualquer forma para fazer o trajeto entre as cidades menores.A viagem de carro pode ser divertida e fácil, mas é preciso tomar algumas precauções para rodar em segurança e manter a criançada tranquila.

O carro

Parece óbvio, mas não custa lembrar, antes de pensar nesse tipo de viagem é preciso ter as revisões do carro em dia. Caso esteja tudo ok, não se esqueça de calibrar os pneus antes de começar a viagem, de preferência um dia antes, com os pneus frios. Observe se o estepe está ok, bem como o macaco.

 Não se esqueça também da documentação do veículo e dos telefones do seguro.

Outro aspecto importante é saber se o tamanho do carro vai comportar todas as pessoas com conforto e segurança. Digo isso porque penso numa viagem longa, de mais de 5/6 horas, e muitas vezes o carro até tem a quantidade de assentos suficientes, mas depois de algumas horas o espaço pode começar a ficar pequeno se as pessoas não puderem se esticar. Por exemplo, meu carro é um desses mini sedans, ou seja, foi ótimo para minha família de três pessoas e duas baby alives, mas se estivéssemos em mais passageiros, certamente teria ficado bem desconfortável e o número de paradas teria sido maior.

O trajeto

Depois de definir as cidades por onde passará, observe pelo mapa onde existem pontos de parada para abastecimento e o famoso “xixi, café, chiclete”. Acho importante ter essas paradas programadas com antecedência, sobretudo com crianças, assim você não corre o risco de ser obrigado a parar num lugar não tão bacana.Observe também a quantidade de pedágios por onde passará e tenha dinheiro trocado ou créditos suficientes no seu sistema eletrônico (tipo Sem Parar ou Connect Car)

A bagagem

Não é porque você vai viajar sem limite de peso na bagagem que vai deixar todas as regras de como montar uma mala de lado. Pense que deverá ter espaço para a bagagem de todos os ocupantes, bolsas, equipamentos e uma bolsinha salva vidas com item de primeira necessidade na parte da frente.

 Além disso, quando estamos de carro a vontade de trazer “coisas” para casa é enorme, e se você ocupou o porta-malas com itens desnecessários poderá perder espaço para aquele objeto que tanto cobiçou.

Confesso que já planejei a viagem com algumas ideias do que comprar em mente, lugares que eu queria conhecer e, potencialmente, compraria e trouxe mesmo muito artesanato e caixas de vinho para casa. 

Uma viagem com mais de 5/6 horas é cansativo para qualquer um, para uma criança pequena pode ser insuportável. Minha filha tem 6 anos e uma estratégia para a viagem ser divertida também para ela foi cercá-la das coisas de que ela gosta. Ela escolheu levar duas de suas “filhas”, o bebê conforto (das bonecas) e o tablet.

Atenção:  Livros e tablets só valem para aqueles que não ficam enjoados.

Outra coisa superimportante é levar a tal bolsinha salva vidas com: água, suco de caixinha, bolachinhas, frutas e bolinhos, ou qualquer outra coisa que seu filho coma com facilidade. Primeiro porque ele pode ter fome onde não há parada programada, segundo pode acontecer de não encontrar um lanchinho de que ele goste.

Prepare-se para imprevistos

Mesmo com toda a programação, algumas coisas podem simplesmente dar errado.

Ao sair de SP, depois de quase 1 hora dentro do carro, nos demos conta de que havíamos esquecido das roupas da festa e tivemos que voltar, perdendo assim 2 horas de viagem. 

Antes de passarmos por Curitiba, paramos num posto de conveniência para abastecer e almoçar (fora de onde pretendíamos inicialmente). A comida e talvez o tempo de estrada não fizeram muito bem à minha filha, que simplesmente passou mal no fim da serra que separa o Paraná de Santa Catarina. Foi aquela correria para limpar e trocar a roupa dela e ainda abrir um espaço no porta-malas para colocar a cadeirinha dela, que ficou bem suja.

 Então as dicas são:

 -Faça um check list do que deve ser levado e, se possível, guarde as coisas no carro no dia anterior a sua partida, assim fica mais fácil esbarrar com coisas que tenham sido esquecidas.

 – Leve sempre uma troca de roupa com você para ganhar tempo se precisar fazer essa substituição. Lembre-se, você estará na beira da estrada e precisa ser rápida;

 -Lenços umedecidos ajudam nessa hora e quando precisar limpar as mãozinhas nos lanchinhos.

-Lenços de papel ajudam em muitas situações também.

Gerais

 -Use os aplicativos de localização para identificar as melhores rotas, principalmente para os acessos nas cidades;

 -Se for trafegar por estradas secundárias, ou em áreas muito afastadas, pode ser conveniente baixar o mapa para uso offline;

 -Crie uma play list para a viagem, pode ser útil para aquelas localizações onde os sinais de rádio não chegam.

 – Se estiver planejando fazer uma road trip no exterior, lembre-se que na maioria dos casos pode ser muito caro pegar um carro num país para devolver em outro. Nesse caso, o ideal é traçar o seu roteiro de forma circular, de maneira a conhecer cidades diferentes na ida e na volta e devolver o carro no mesmo pais em que o retirou.

Entre em contato conosco hoje mesmo e planeje sua road trip com a Ultratrip Viagens!