Essa é uma das perguntas que mais nos fazem desde que começamos a nos especializar no enoturismo. Após alguns anos e muitas vinícolas visitadas, a resposta mais sensata para isso seria “depende”.
E por que depende?
De maneira geral, a ideia é a de que uma vinícola não seja lugar de criança, já que o foco do lugar é um produto proibido para menores. Alguns lugares realmente não aceitam a entrada de crianças e adolescentes sob nenhuma circunstância, quando muito as maiores podem esperar que os responsáveis façam a degustação do lado de fora, no lounge.
No meio termo da situação existem aquelas que aceitam os menores, normalmente quando a degustação é feita enquanto se anda pela propriedade, sem mesa posta e sequencias de taças. Algumas não cobram a degustação e podem oferecer um suco de uva, por exemplo, mas existem também as que nada oferecem e cobram o mesmo valor dos adultos que farão a degustação, caso da famosa Bodega Garzon, no Uruguai. Já estive lá com minha filha que teve a entrada liberada e ficou aguardando com um familiar enquanto fazíamos o passeio, e já levei grupo com adolescente que precisou pagar para acompanhar o grupo.
No entanto, algumas vinícolas fazem de tudo para que os pais com crianças possam aproveitar uma opção de degustação e oferecem passeios diferenciados para famílias, algumas possuem até mesmo parquinho para os pequenos. Anotem as dicas:
Casas del Bosque, no Chile. Localizada no Valle de Casablanca, a cerca de uma hora da cidade de Santiago, a vinícola permite a entrada das crianças no passeio tradicional, possui restaurante e oferece papel e giz de cera para os menores. A estrutura conta também com um pequeno parque.
Bodegas RE. Também na região do Valle de Casablanca, a vinícola atende de forma mais personalizada e sua criança poderá conhecer as salas de barricas e se sentar ao seu lado na degustação orientada.
Bodega Santa Julia, Mendoza. Localizada na região de Maipu, essa vinícola da família Zuccardi é mais informal que a irmã localizada no Valle do Uco. Possui algumas atividades interessantes para crianças, como piquenique e passeios de bicicleta.