O Deserto do Atacama é um destino fascinante para os amantes da natureza, com paisagens cativantes, formações rochosas de cores variadas, fontes termais, lagunas, cânions, gêiseres e vulcões. No entanto, antes de embarcar nessa aventura, há algumas informações essenciais que você deve conhecer:
Variação de Temperatura:
O clima no Atacama varia significativamente ao longo do dia. Durante o dia, as temperaturas costumam ser mais quentes, variando entre 22°C e 30°C. No entanto, à noite, a temperatura cai consideravelmente, chegando a 3°C durante o inverno.
Os melhores meses para visitar o deserto são março, abril, maio, setembro e outubro, quando a diferença de temperatura não é tão acentuada, e os dias são ensolarados e sem chuvas.
Altitude:
San Pedro do Atacama, o ponto de partida para explorar o deserto, está localizado a 2.400 metros de altitude. Algumas atrações estão a mais de 5.000 metros como a subida ao vulcão Likancabur.
Para evitar desconfortos causados pela altitude, comece pelos passeios com menor altitude e vá gradualmente para os mais radicais. Assim, seu corpo se acostumará aos poucos.
Tempo de Permanência:
Há muitos lugares incríveis para visitar no Atacama, desde as salinas até os gêiseres em El Tatio. O ideal é ficar pelo menos uma semana, com 5 dias inteiros de passeios.
Como Chegar:
San Pedro do Atacama é pequena e remota, e não é possível voar diretamente para lá. O aeroporto mais próximo fica em Calama, a cerca de uma hora e meia de San Pedro.
As companhias aéreas que voam para Calama são Latam Airlines, Sky e Jetsmart, principalmente partindo de Santiago. Saindo do Brasil sua conexão será na capital chilena.
Acessibilidade
Esse é o tipo de passeio com caminhadas por terrenos irregulares, dunas, morros e lagoas. Dessa forma, pessoas com alguma dificuldade de locomoção podem podem não conseguir desfrutar tanto dos passeios. Recomendamos sempre consultar uma agência de viagens e explicar o caso específico para que possa ser orientado.
Opções de Hospedagem:
O Atacama oferece desde hotéis luxuosos até hostels, mas de maneira geral todos terão uma pegada mais rústica, nesse sentido é importante alinhar expectativa e realidade. Lembre-se, você estará no meio do deserto.
Acreditamos que uma viagem ao deserto do Atacama seja uma opção de passeio imperdível para todas as faixas etárias e temos um roteiro incrível de viagem em grupo para quem quer conhecer a região com conforto, segurança e exclusividade, com passeios privativos e almoços apreciando as belezas do deserto.
Venha curtir essa experiência com a Ultratrip Viagens!!!!!